Síndrome de Cauda Equina - Dr. Egmond Alves

Síndrome de Cauda Equina

O que é a síndrome da cauda equina?

A cauda equina é um feixe de nervos que se espalha a partir da parte inferior da medula espinhal.

A síndrome da equina da cauda é o termo médico para um grupo de sintomas que ocorrem quando alguns dos nervos da cauda equina são comprimidos ou danificados.

Imagem Síndrome de Cauda Equina

Quais são os sintomas da síndrome da cauda equina?

Os sintomas da síndrome da cauda equina incluem:

• Dor, dormência ou formigamento na região lombar e se espalhando por uma ou ambas as pernas
  • Fraqueza nas pernas ou um problema chamado "pé caído", que é quando você não consegue segurar o pé (por exemplo, enquanto caminha)
  • Problemas no controle do intestino ou da bexiga
  • Problemas de impotência sexual

O que causa a síndrome da cauda equina?

Para entender as causas da síndrome da cauda equina, é importante primeiro aprender um pouco sobre as costas e a coluna.

A parte de trás é composta de (figura 1 vai tentar explicar):

1. Vértebras - Uma pilha de ossos que se sentam uns sobre os outros como uma pilha de moedas. Cada um desses ossos tem um buraco no centro. Quando empilhados, os ossos formam um tubo oco que protege a medula espinhal.
  2. Discos - Os discos de borracha ficam entre cada uma das vértebras para funcionar como uma almofada e permitir o movimento. Os discos que ficam entre as vértebras têm uma casca externa e um centro gelatinoso. A parte externa dos discos pode, às vezes, se abrir, derramando o material gelatinoso para dentro. Isso é o que os médicos chamam de "hérnia de disco".
  3. Medula espinhal e nervos - A medula espinhal atravessa as vértebras. Os nervos se ramificam da medula espinhal e passam entre as vértebras. De lá eles se conectam aos braços, pernas e órgãos. (É por isso que problemas nas costas podem causar dores nas pernas ou problemas na bexiga.)
  4. Músculos, tendões e ligamentos - Juntos, os músculos, tendões e ligamentos são chamados de "tecidos moles" das costas. Esses tecidos moles sustentam as costas e ajudam a mantê-los juntos.
Imagem Síndrome da Causa Equina

A Síndrome da cauda equina pode acontecer por causa de alterações nas costas que afetam os nervos. Por exemplo, a síndrome da cauda equina pode acontecer devido a:

• Uma hérnia de disco - O material de um disco rompido pode pressionar ou irritar os nervos da cauda equina (como na figura acima).
  • Infecção ou inflamação - Diferentes tipos de infecções ou inflamações podem danificar ou irritar os nervos da cauda equina.
  • Câncer - Em pessoas com câncer, tumores podem se formar dentro da espinha e pressionar os nervos da cauda equina.
  • Estenose espinhal - A estenose espinal é uma condição na qual as vértebras formam saliências chamadas esporões ósseos. Esses inchaços podem apertar ou pressionar os nervos da cauda equina. Em pessoas com estenose espinhal, os discos entre as vértebras também tendem a secar e encolher. Isso faz com que o espaço entre as vértebras diminua, por vezes comprimindo os nervos.

Eu deveria procurar um médico?

Sim, se você tiver sintomas da síndrome da cauda equina, consulte um médico imediatamente. A Síndrome da cauda equina é uma emergência médica.

Vou precisar de exames?

Sim. Seu médico precisará descobrir o que está causando seus sintomas. Você provavelmente deverá fazer uma ressonância magnética. Este é um exame de imagem que pode criar imagens detalhadas da medula espinhal e tecidos próximos.

Como a síndrome da cauda equina é tratada?

O tratamento da síndrome da cauda equina envolve tratar o que está afetando os nervos e causando os sintomas. Muitas vezes, isso significa fazer uma cirurgia para remover pedaços de osso ou discos ou tumores. Se a causa da síndrome da cauda equina é um tumor, a radiação para encolher o tumor pode ser uma opção. Se a causa for uma infecção ou inflamação, medicamentos para tratar esses problemas podem ser necessários.