Hemorragia Subaracnóide - Dr. Egmond Alves

Hemorragia Subaracnóide

O que é uma hemorragia subaracnóide?

Uma hemorragia subaracnóide é um tipo de derrame que causa sangramento ao redor do cérebro. "Hemorragia" é o termo médico para o sangramento.

Se você tem uma hemorragia subaracnóide, o sangramento acontece em uma parte da sua cabeça chamada de "espaço subaracnóideo". Esta é a área entre o cérebro e a fina camada de tecido que a cobre.

Imagem Hemorragia Subaracnóide

A causa mais comum de uma hemorragia subaracnóidea é um vaso sanguíneo saliente que se rompe. O termo médico para isso é um "aneurisma roto".

A hemorragia subaracnóide é uma ameaça à vida, especialmente quando é causada por um aneurisma roto. Muitas pessoas que têm uma hemorragia subaracnóidea morrem disso.

Quais são os sintomas de uma hemorragia subaracnoideia?

O principal sintoma é:

• Dor de cabeça repentina e muito dolorosa. Pode parecer a pior dor de cabeça que você já teve.

Outros sintomas incluem:

• Desmaiar (perder a consciência)
  • Ter uma convulsão
  • Náusea ou vômito
  • Rigidez no pescoço
  • Incômodo com a luz

Existe um exame para a hemorragia subaracnóidea?

Sim. Se o seu médico suspeitar que você teve uma hemorragia subaracnóidea, ele poderá pedir 1 ou mais desses:

• Tomografia computadorizada de sua cabeça - Esse exame usa um tipo de raio X para tirar fotos do interior da cabeça. Se houver sangramento ao redor do seu cérebro, uma tomografia computadorizada provavelmente mostrará isso.
  • Punção lombar - Durante esse procedimento, o médico coloca uma agulha na região lombar e retira uma pequena amostra de líquido espinhal. O líquido espinhal é o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Se esse fluido tiver mais glóbulos vermelhos do que o normal, você poderá ter uma hemorragia subaracnóidea. Este teste é feito se a tomografia computadorizada não mostrar sangramento, mas seu médico ainda pensa que você pode ter uma hemorragia subaracnóidea.
  • Outros exames de imagem - Se a tomografia computadorizada (TC) ou a punção lombar mostrar uma hemorragia subaracnóidea, seu médico poderá fazer outros exames para verificar se a causa é um aneurisma roto. Esses testes incluem:
    • Angiografia por TC (muitas vezes chamada de "AngioTC") ou angiografia por ressonância magnética (frequentemente denominada "AngioRM") - Estes testes utilizam tipos especiais de tomografia computadorizada e ressonância magnética para criar imagens dos vasos sanguíneos no cérebro. Os médicos usam uma injeção de corante na AngioTC, e às vezes na AngioRM. O corante é um químico que faz com que os vasos sanguíneos apareçam com mais clareza.
    • Angiografia por cateter - Para este exame, o médico coloca um tubo fino em uma grande artéria da perna. Em seguida, o médico move o tubo para os grandes vasos sanguíneos que levam sangue à sua cabeça. Em seguida, o médico injeta um corante no tubo que aparece em um raio-X. O corante pode mostrar problemas com os vasos sanguíneos no cérebro.

Como é tratada uma hemorragia subaracnóidea?

A maioria das pessoas que tem hemorragia subaracnóidea vai para a unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital para tratamento. No hospital, o médico pode.

• Utilizar medicamentos e outros tratamentos para reduzir os danos cerebrais causados pelo sangramento
  • Utilizar medicamentos para baixar a pressão arterial, se esta for muito alta
  • Parar medicamentos de parada que diluir o sangue, como aspirina ou warfarina. Se você toma medicamentos que afinam o sangue, seu médico pode lhe dar medicamentos para ajudar o seu coágulo sanguíneo. Isso pode ajudar a parar o sangramento.
  • Fazer exames para descobrir a causa do sangramento
  • Observar a pressão no cérebro para garantir que ela não fique muito alta

Se um aneurisma causou a hemorragia subaracnóide, os médicos devem fazer uma cirurgia ou outro procedimento para evitar que o sangramento aconteça novamente. Dependendo do tamanho e localização do aneurisma, eles podem:

• Fazer uma cirurgia para colocar um pequeno clipe no aneurisma.
  • Colocar pequenas bobinas no aneurisma. (Isso é feito durante um procedimento de angiografia por cateter).

Após uma hemorragia subaracnóidea, a maioria das pessoas permanece na UTI por alguns dias, semanas ou até mais. Médicos e enfermeiras assistem a problemas como:

• Batimento cardíaco irregular
  • Convulsões
  • Coágulos sanguíneos nas pernas
  • Infecções pulmonares
  • Eletrólitos desequilibrados - Os eletrólitos são produtos químicos no corpo que devem estar presentes nas quantidades certas para o seu corpo funcionar corretamente
  • Vasoespasmo - Este é um termo médico que significa que as artérias do cérebro apresentam espasmo, deixando-as mais estreitas. Isso pode acontecer nos primeiros dias e semanas após uma hemorragia subaracnóidea. Pode levar a um derrame.

Como será minha vida?

Uma hemorragia subaracnóide é muito grave. Muitas pessoas morrem com esse tipo de derrame. Muitas pessoas que sobrevivem - mas não todas - têm problemas de saúde de longa duração depois.

As pessoas que têm hemorragias subaracnóideas graves podem ter certos problemas de saúde mais tarde, como:

• Problemas de memória
  • Alterações de humor ou problemas com emoções
  • Problemas de pensamento
  • Problemas para falar, andar ou fazer outras atividades