Neuralgia do Trigêmeo - Dr. Egmond Alves

Neuralgia do Trigêmeo

O que é neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma condição que causa dor súbita e intensa em partes do rosto.

NT é causada por um problema com o nervo trigêmeo, que é um nervo que vai do cérebro até a face.

Imagem  Neuralgia do Trigêmio

Quais são os sintomas da neuralgia do trigêmeo?

NT provoca ataques de dor aguda e intensa na bochecha, face inferior ou ao redor do olho. A dor dura alguns segundos a alguns minutos e geralmente acontece em apenas um lado do rosto. Os ataques podem acontecer de forma repetida.

Muitas vezes, certos movimentos ou atividades fazem com que os ataques de dor ocorram. Estes podem incluir:

• Tocar o rosto
  • Mastigar
  • Falando
  • Escovar os dentes
  • Sorrindo ou franzindo a testa
  • Ar frio no rosto

NT também pode causar espasmos musculares no rosto, juntamente com a dor.

Vou precisar fazer exames?

Talvez. O seu médico deve ser capaz de dizer se você tem NT, identificando seus sintomas e fazendo um exame.

Ele pode fazer exames para obter mais informações sobre a dor ou o que está causando isso. Estes exames podem incluir uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada de seu cérebro. Estes são testes de imagem que podem criar imagens do seu cérebro.

Como a neuralgia do trigêmeo é tratada?

NT é geralmente tratada com medicamentos. Os médicos podem usar diferentes tipos de medicamentos para tratar NT. Na maioria das vezes os médicos prescrevem um tipo de medicamento normalmente usado para prevenir convulsões. O mais usado para tratar NT é chamado carbamazepina. Existem vários outros também. Estes medicamentos acalmam os sinais nervosos que causam dor na NT.

Para a maioria das pessoas, o remédio ajuda a reduzir o número de ataques de NT e torna a dor menos grave. Mas se os medicamentos não ajudarem o suficiente ou causarem muitos efeitos colaterais, seu médico poderá conversar com você sobre outras opções de tratamento. Estes incluem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos que aquietam o nervo e diminuem a probabilidade de dor. Estes tratamentos cirúrgicos podem ajudar com os sintomas, mas os efeitos colaterais, por vezes, acontecem, incluindo dormência ou dor no rosto.