Neurinoma Acústico - Dr. Egmond Alves

Neurinoma Acústico

O que é o Neurinoma do Acústico - Schwanoma do Vestibular?

O Neurinoma do Acústico é um tumor do nervo da audição. Pode causar problemas de audição e equilíbrio, além de barulhos no ouvido (zumbido). Outro nome para o neurinoma do acústico é Schwanoma do Vestibular.

O Schwanoma do Vestibular é mais comum em adultos que em crianças. Eles ocorrem geralmente em apenas um ouvido, mas algumas poucas pessoas apresentam nos dois.

Imagem Neurinoma Acústico

Algumas pessoas apresentam um risco maior de apresentar o Schwanoma do Vestibular:

• Pessoas com neurofibromatose tipo 2 (NF2) - Esta doença causa o crescimento de várias lesões pelo corpo, incluindo o Schwanoma do Vestibular. É de ocorrência familiar. Se um parente de primeiro grau tem a NF2, você tem um risco alto de também ter;
  • Pessoas que tiveram radiação na cabeça ou pescoço durante a infância.

Quais são os sintomas do Neurinoma do Acústico:

Os sintomas incluem:

• Perda auditiva - Isto pode ocorrer após vários anos. A pessoa pode não perceber que a audição está piorando;
  • Tinnitus - Isto ocorre quando a pessoa escuta barulhos no ouvido (zumbido);
  • Problemas de equilíbrio ao andar;
  • Sensação de queda em um lado;
  • Sintomas na face:
    • Dormência;
    • Dor;
    • Problemas na movimentação de um dos lados da face.

Existe exame para diagnosticar o Neurinoma do Acústico?

Sim. Após a história clínica e o exame físico, pode ser necessário:

• Audiometria - Neste exame, sua audição será testada. Através de um fone de ouvido, o fonoaudiólogo liga 01 som em um dos ouvidos e pede para você identificar quando escuta o som. O teste mostra se você tem uma perda auditiva e em qual dos ouvidos;
  • Exames de imagem, como a Ressonância Magnética ou a Tomografia Computadorizada - Estes testes mostram uma foto de dentro do crânio. Eles podem identificar o neurinoma do acústico ou outro problema que esteja causando os sintomas; A figura abaixo mostra a imagem de ressonância de um neurinoma de acústico atípico mais agressivo. Nesse caso, o paciente apresentou sintomas com evolução rápida.
Imagem Ressonância Magnética

Quais os tratamentos para o Neurinoma do Acústico?

Os tratamentos incluem:

• Cirurgia - Retirando o tumor, a audição pode ser preservada, a depender do tamanho do tumor. No entanto, se você já tiver perda da audição, dificilmente a cirurgia trará a audição de volta;
  • Radioterapia - Este tratamento utilizada doses fracionadas de radiação com objetivo de manter o tamanho do tumor ou de aliviar parte dos sintomas. Algumas pessoas permanecem perdendo a audição após a radioterapia, mesmo com controle do crescimento da do tumor;
  • Observação - Isto significa que o neurinoma pode ser observado para checar se há crescimento. Neste caso é necessário exame anual, tanto de imagem como de audiometria. Caso haja observância de crescimento rápido da lesão, pode se optar pela radioterapia ou pela cirurgia.

Geralmente, indicamos cirurgia ou radioterapia:

• Em pacientes mais jovens;
  • Em pacientes com lesões maiores;
  • Se tiver perda rápida de audição por conta do neurinoma - Sem tratamento, você pode perder toda a sua audição. Isto é visto geralmente quando há crescimento rápido do tumor.

Indicamos a conduta de observação quando:

• O paciente é mais velho;
  • O paciente tem um neurinoma pequeno;
  • Não há muita perda de audição.

O Neurinoma do acústico pode voltar após a cirurgia ou a radioterapia. Os pacientes que foram submetidos a tratamento devem manter acompanhamento anual até o 10º ano após a cirurgia para investigar o retorno do neurinoma.