Aneurisma Cerebral - Dr. Egmond Alves

Aneurisma Cerebral

O que é o Aneurisma Cerebral?

Um aneurisma cerebral é uma dilatação na parede uma artéria cerebral (figura 1). Um pequeno aneurisma geralmente não causa sintomas. No entanto, se houver crescimento pode comprimir nervos e outras estruturas, causando dor e outros sintomas. O aneurisma cerebral também pode romper causando uma cefaleia súbita de forte intensidade.

Imagem Aneurisma Cerebral

Um aneurisma cerebral roto é uma doença muito grave, com necessidade de tratamento urgente. Pode ser causa de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O AVC é o termo médico utilizado quando há problema no fluxo sanguíneo dentro do cérebro. O tipo de sangramento causado pelo Aneurisma Cerebral é a hemorragia subaracnóide.

Imagem Aneurisma Figura 1. A seta indica o Aneurisma Cerebral (dilatação) na bifurcação da artéria basilar.

Quais os sintomas?

A maioria dos aneurismas não causa sintomas. Eles podem ser identificados após um exame de imagem do crânio para investigação de outros problemas. No entanto, aneurismas grandes podem causar sintomas como:

• Intensa cefaleia;
  • Dor na face;
  • Borramento visual.

Se acontece o rompimento de um aneurisma, os sintomas podem ser:

• Dor de cabeça súbita de forte intensidade. As pessoas relatam como a pior dor de cabeça da vida;
  • Rigidez de nuca;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coma.

Quais os exames para diagnóstico do aneurisma cerebral?

Para diagnóstico do aneurisma cerebral é necessário realizar exames de imagens bem como exames de laboratório. Os exames incluem:

• Imagem – tomografia ou ressonância magnética. Ambos os exames podem diagnosticar aneurismas após a injeção de contraste. Além disso, esses exames podem diagnosticar a hemorragia subaracnóide consequente da ruptura do aneurisma cerebral;
  • Punção lombar – este exame é realizado através da introdução de uma agulha na coluna do paciente e coleta de uma pequena quantidade de líquor. Esse líquor permanece em íntimo contato com o cérebro e a medula. Caso haja um pequeno sangramento, o exame do líquor pode diagnosticar o sangramento.
  • Angiografia cerebral – para este exame, é introduzido um cateter através de uma artéria na perna ou no braço. Esse cateter segue em direção ao crânio. Durante o exame são injetadas quantidades pequenas de contraste e realizadas imagens sequenciais do crânio para identificação do local do aneurisma.

Qual é o tratamento para o Aneurisma Cerebral?

Existem dois caminhos para tratar o aneurisma cerebral:

• Clipagem cirúrgica – na cirurgia, o neurocirurgião aplica clips para fechamento do aneurisma, impedindo que haja novo sangramento.
  • Endovascular – o procedimento é realizado através da angiografia e fechamento do aneurisma ocorre por dentro do vaso. São colocadas molas ou stents que vão fechando o aneurisma.

Os aneurismas rotos devem sempre ser tratados, através da clipagem ou por via endovascular. Nos casos de aneurismas não-rotos, há possibilidade de haver tratamento não cirúrgico. Esta decisão será baseada em várias características como idade, tamanho e localização do aneurisma e outros problemas de saúde do paciente.

Tratando ou não o seu aneurisma, o médico irá solicitar exames seriados para avaliar a possibilidade de mudança no exame. Há aneurismas que retornam após tratamento, outros apresentam crescimento. E há pacientes que apresentam aneurismas em outros locais após alguns anos.

Existem coisas que aumentem o risco de aneurisma cerebral?

Sim. Parentes em primeiro grau tem maior chance de desenvolver aneurisma cerebral. Pessoas com algumas condições médicas apresentam maior risco:

• Hipertensão arterial
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Uso de drogas ilícitas, principalmente cocaína e anfetamina