Hérnia de Disco - Dr. Egmond Alves

Hérnia de Disco

O que é uma hérnia de disco?

Uma hérnia de disco é uma condição que afeta as costas. Pode causar dor, dormência ou formigamento em uma ou nas duas pernas ou nos braços.

Para entender o que é uma hérnia de disco e como ela causa sintomas, é importante primeiro aprender um pouco sobre as costas e a coluna.

Imagem Hérnia de Disco

A parte de trás é composta de (figura 1):

1. Vértebras - Uma pilha de ossos que se sentam uns sobre os outros como uma pilha de moedas. Cada um desses ossos tem um buraco no centro. Quando empilhados, os ossos formam um tubo oco que protege a medula espinhal.
  2. Discos - Os discos de borracha ficam entre cada uma das vértebras para adicionar uma almofada e permitir o movimento.
  3. A medula espinhal e nervos - A medula espinhal é a rodovia de nervos que liga o cérebro ao resto do corpo. Corre através das vértebras. Os nervos se ramificam da medula espinhal e passam entre as vértebras. De lá eles se conectam aos braços, pernas e órgãos. (É por isso que problemas nas costas podem causar dores nas pernas ou problemas na bexiga.)
  4. Músculos, tendões e ligamentos - Juntos, os músculos, tendões e ligamentos são chamados de "tecidos moles" das costas. Esses tecidos moles sustentam as costas e ajudam a mantê-los juntos.
Imagem Hérnia A figura acima mostra as estruturas da coluna à esquerda e o fragmento de disco herniado retirado após cirurgia à direita.

Os discos que ficam entre as vértebras têm uma casca externa e um centro gelatinoso. A parte externa dos discos pode, às vezes, se abrir, derramando o material gelatinoso para dentro. Isso é o que os médicos chamam de hérnia de disco.

A Hérnia de disco pode causar sintomas, porque o material gelatinoso que sai deles pode irritar os nervos próximos. Além disso, o próprio disco pode inchar e pressionar os nervos.

Este artigo irá discutir discos herniados apenas na parte inferior das costas.

Quais são os sintomas de uma hérnia de disco na parte inferior das costas?

Os discos de hérnia nem sempre causam sintomas. Quando o fazem, o sintoma mais comum é formigamento, dor ou dormência que se espalha por uma perna. Esses sintomas afetam diferentes partes da perna, dependendo de qual disco na região lombar está herniado.

Vou precisar fazer exames?

Provavelmente não. Existem testes que podem verificar se há uma hérnia de disco, mas a maioria das pessoas não precisa deles. Isso ocorre porque muitas pessoas que apresentam sintomas de hérnia de disco ficam melhor sozinhas, independentemente do que esse exame mostra.

Exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, podem mostrar como são os tecidos na parte de trás. Esses exames podem encontrar uma hérnia de disco se houver. Mas os médicos geralmente não oferecem esse exame até que a pessoa tenha sintomas por pelo menos 4 a 6 semanas. Na maioria dos casos, não faz sentido solicitar o exame antes, porque o tratamento para hérnia de disco durante as primeiras semanas é o mesmo, não importa o que um exame de imagem possa mostrar.

Eu deveria procurar um médico?

Consulte o seu médico imediatamente se você tiver:

• Nova dor nas costas que desce para a virilha ou perna
  • Dor nas costas ou nas pernas, juntamente com fraqueza nas pernas ou problemas ao controlar os intestinos ou a bexiga.
  • Um problema chamado "pé caído", que é quando você não consegue segurar o pé, por exemplo, enquanto caminha
  • Dor nas costas ou nas pernas, além de febre ou outros sintomas que o preocupam

Como a hérnia de disco é tratada?

Um pequeno número de pessoas acaba precisando de cirurgia para tratar uma hérnia de disco. Mas a maioria das pessoas se dá bem com tratamentos mais simples, como:

• Medicamentos para dor
  • Medicamentos para relaxar os músculos (chamados relaxantes musculares)
  • Fisioterapia para ensinar exercícios especiais e alongamentos
  • Acupuntura, que é quando alguém que conhece a medicina tradicional chinesa insere pequenas agulhas em seu corpo para bloquear sinais de dor.
  • Massagem

Como sei se a cirurgia é certa para mim?

Seu médico lhe dirá se a cirurgia pode ajudá-lo. Então vocês dois podem decidir juntos se a cirurgia é certa para você.

Cirurgia para tratar uma hérnia de disco envolve expor a coluna e remover o disco que está danificado. Isso pode ajudá-lo a se sentir melhor mais rápido do que você faria sem cirurgia. Mas, como qualquer cirurgia, também vem com riscos.

Embora a cirurgia possa acelerar a recuperação, geralmente não é necessário para uma hérnia de disco. Isso porque, com o passar do tempo, o corpo absorve a geléia de um disco danificado e se cura sozinha. Mas isso pode levar meses.

Pessoas que têm muito desconforto ou que querem melhorar rapidamente, às vezes escolhem a cirurgia. As pessoas que têm medo de cirurgia ou que sentem que podem lidar com os sintomas às vezes decidem contra a cirurgia.

Se o seu médico sugerir uma cirurgia para tratar uma hérnia de disco, pergunte:

• Qual a probabilidade de a cirurgia ajudar nos meus sintomas?
  • Com que rapidez vou me recuperar de uma cirurgia?
  • Quais são os riscos da cirurgia?
  • O que acontece se eu não fizer cirurgia?

Há algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Sim. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se sentir melhor é ficar o mais ativo possível. Mesmo que você tenha alguma dor ou desconforto, você não deve ficar na cama ou descansar por muito tempo.

As pessoas costumavam pensar que repouso era a melhor coisa para uma lesão nas costas. A verdade é que o repouso pode realmente piorar os problemas. Isso porque as costas podem ficar fracas e rígidas com muito descanso.

Não se preocupe se você se prejudicar por estar ativo. Pode doer um pouco mais quando você se movimentar, mas a atividade vai te fazer bem.

A hérnia de disco pode ser impedida?

Provavelmente não. As pessoas às vezes pensam que conseguiram uma hérnia de disco, porque levantaram algo do jeito errado ou esticaram as costas de alguma forma. A verdade é que não há muita prova de que mover ou levantar o caminho errado pode causar uma hérnia de disco.