Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico - Dr. Egmond Alves

Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico

O que é o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico?

É o termo utilizado pelos médicos quando uma parte do cérebro é afetada por um problema de circulação sanguínea, com sangramento dentro do crânio. No AVC hemorrágico, a oferta de sangue para o cérebro é interrompida devido rompimento de um vaso dentro do cérebro.

Imagem Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico

Como você pode saber se alguém está sofrendo de um AVC?

Para saber se alguém está sofrendo um AVC, pense na palavra “SAMU”. Cada letra desta palavra significa algo que você deve observar:

• S - Sorriso. Peça para a pessoa sorrir e observe se um lado da face está assimétrico ou caído;
  • A - Abraço. Peça para a pessoa te dar um abraço e observe a força dos braços;
  • M - Música. Peça para a pessoa cantar uma canção e observe a fala;
  • U - Urgência. Caso identifique algo alterado nesta avaliação, ligue para o SAMU, que em muitas cidades o telefone de contato é 192.

Algumas vezes, as pessoas sentem uma forte dor de cabeça seguida de perda de consciência quando apresentam um AVC.

Como o AVCh é tratado?

No hospital:

• Administração de medicamentos que reduzem o sofrimento cerebral causado pelo sangramento;
  • Medicamentos para reduzir a pressão arterial, se estiver elevada;
  • Parar qualquer medicamento que facilite o sangramento (como AAS). Se você utiliza medicamentos que promovam a anticoagulação, pode ser administrado medicamento para neutralizar tal medicação (como o Marevan);
  • Fazer exames para explicar a causa do sangramento;
  • Observar a pressão intracraniana, se necessário, para evitar que fique muito elevada.

Algumas pessoas também necessitam de cirurgia, dependendo dos sintomas e de outros fatores. A cirurgia pode ser realizada para:

• Remoção do coágulo, se estiver com volume importante. Essa remoção ajuda a diminuir os efeitos inflamatórios do sangue no cérebro, bem como outras complicações. Essa cirurgia pode ser feita inclusive através de técnica minimanente invasiva (Neuroendoscopia), conforme vídeo abaixo.
  • Parar o sangramento e identificar o vaso que rompeu.

O AVCh pode ser prevenido?

Algumas vezes pode ser prevenido. Você pode reduzir o risco de sangramento:

• Tratando a Hipertensão Arterial Sistêmica - Este é o fator de risco mais importante. O tratamento envolve mudanças no hábito de vida, dieta e medicamentos;
  • Não fumar;
  • Não utilizar drogas ilícitas.

O que acontece após o AVCh?

Algumas pessoas apresentam recuperação completa ou com sequelas mínimas no longo prazo. No entanto, a maioria tem sérias complicações. Por exemplo, podem ficar com grande dificuldade para falar ou se alimentar. Podem também permanecer com um dos lados do corpo sem movimentação. Fisioterapia e Fonoaudiologia pode ajudar.

Após uma AVC, as pessoas podem adquirir outros problemas. Entre estes, trombose venosa nas pernas, problemas de coração, infecção pulmonar ou urinária. Nesta fase é importante a prevenção destes problemas através do acompanhamento médico especializado.