Adenoma de Hipófise - Dr. Egmond Alves

Adenoma de Hípofise

O que é o Adenoma de Hipófise?

O adenoma de hipófise é o crescimento anormal da glândula hipófise. A glândula hipófise é localizada na base do crânio (figura 1). A hipófise possui diferentes células que produzem diferentes tipos de hormônios. Por isso, existem diferentes tipos de tumor de hipófise, a depender de qual hormônio é produzido.

Imagem Adenoma de Hípofise

Os tumores de hipófise podem causar diferentes problemas:

• Podem produzir um determinado hormônio em excesso;
  • Podem comprimir determinadas estruturas do cérebro como nervos responsáveis pela visão;
  • Podem comprimir outras células da hipófise fazendo com que produzam hormônio de forma errada;
Imagem Ressonância Magnética

Quais são os sintomas de um Tumor de Hipófise?

Os sintomas de um tumor de hipófise dependem do tipo de célula envolvida e do tamanho do tumor.

Alguns tumores, especialmente os pequenos, não causam sintomas. Nestes casos, o diagnóstico é feito após o paciente realizar um exame do crânio ou de hormônio por outro motivo.

Quando o tumor de hipófise causa sintomas, estes podem ser consequência de níveis altos ou baixos de hormônios. Dependendo do hormônio envolvido, os sintomas pode ser:

• Períodos de ausência ou de irregularidade na menstruação. Pode haver também secreção de leite pelos seios;
  • Perda de apetite sexual ou problemas de ereção em homens;
  • Uma condição chamada “Acromegalia” - Quando partes do corpo (especialmente mãos, pés e língua) crescem mais que o normal. Geralmente acontece com o passar dos anos;
  • Uma condição chamada “Síndrome de Cushing” - Este problema pode causar ganho de peso, hipertensão arterial, fraqueza óssea e muscular;
  • Uma condição chamada “Hipertireoidismo" - Isto pode fazer a pessoa se sentir irritada, nervosa ou cansada;
  • Uma condição chamada “Gigantismo” (criança) - Isto causa crescimento excessivo e muito rápido em crianças.

Sintomas relacionados com o tamanho do tumor podem também acontecer se com o crescimento houver compressão de estruturas neurais próximas. Estes sintomas incluem:

• Alterações Visuais;
  • Cefaleia

É necessário exame?

Sim. Os exames são:

• Hormônios - são necessários exames de sangue e de urina para avaliar os hormônios da hipófise;
  • Exames de imagem - Geralmente solicitamos uma ressonância magnética da hipófise, além de tomografia de seios da face;
  • Exames da visão - Geralmente realizado no consultório através do exame físico, mas também pode ser necessário um exame de campimetria digital.

Qual o tratamento para o tumor de hipófise?

Um tumor de hipófise que foi achado de exame e que não cause sintoma, pode não precisar de tratamento. No entanto, é necessário manter acompanhamento regular para monitorar o crescimento do tumor.

Um tumor de hipófise grande ou com sintomas geralmente necessita de tratamento. O tipo de tratamento depende do tipo de tumor, do tamanho e dos sintomas.

Os tratamentos incluem:

• Medicamentos - Alguns tipos de tumor de hipófise tem boa resposta com medicação. Os medicamentos podem diminuir o tamanho do tumor e controlar a secreção do hormônio. Mas, nem todos os tumores respondem bem aos medicamentos;
  • Cirurgia - Muitos tumores de hipófise são tratados com cirurgia. A cirurgia geralmente é realizada através do nariz com auxílio de um cirurgião otorrinolaringologista.
  • Radioterapia - Geralmente utilizada após a cirurgia para controle do crescimento de tumor residual.

Após o tratamento, seu médico fará exames de forma regular para monitorar a função da hipófise e ter certeza de que o tumor não está voltando. Algumas pessoas também necessitam de reposição de hormônio para correção por tempo prolongado.

E se eu quiser ficar grávida?

Se você quiser engravidar, você deve conversar com seu médico. O seu médico pode querer tratar você antes de engravidar. Além disso, se você iniciar remédios, é preciso ter segurança se esses medicamentos podem ser administrados para grávidas.