Glioblastoma - Dr. Egmond Alves

Glioblastoma

O que é o Glioblastoma?

Glioblastoma (também conhecido como “glioblastoma multiforme” ou “GBM”) é um tumor cerebral de rápido crescimento e muito agressivo. O câncer acontece quando células normais se transformam em células com crescimento desordenado e fora de controle.

Imagem Glioblastoma

O tumor cerebral pode ser classificado após a identificação do tipo de células envolvida no seu crescimento. O GBM é um tumor da célula glial. As células da glia estão em torno dos neurônios no cérebro.

À medida que o GBM cresce, pode se espalhar para outras partes saudáveis do cérebro, podendo causar um inchaço destas partes e sintomas consequentes a isto.

Na maioria dos casos, não é possível identificar a causa do GMB. Exposição a radiação em fases precoces da vida é um fator de risco.

Quais são os sintomas do Glioblastoma?

Os sintomas mais comuns são:

• Dor de cabeça
  • Convulsões
  • Problemas de memória
  • Fraqueza muscular
  • Alteração visual, como visão dupla ou perda visual
  • Dificuldade na fala
  • Alteração de personalidade

Outras condições também podem causar tais sintomas. No entanto, você deve manter seu médico informado se qualquer um desses sintomas aparecer.

Quais exames são necessários?

Sempre solicitamos um exame de imagem como a ressonância magnética (figura 1) ou a tomografia computadorizada. Esses exames irão fazer uma imagem do seu cérebro e localizar o glioblastoma. Eles também podem mostrar outras alterações que estão causando sintomas.

Para confirmar se o tumor é um GBM, é necessário olhar o tumor numa lâmina de microscópio. Após um procedimento cirúrgico, uma parte do tumor é examinada através do microscópio.

Imagem Ressonância Glioblastoma

Algumas pessoas com GBM não podem realizar cirurgias grandes para remoção do tumor. Nestes casos, pode ser realizada uma biópsia através de uma agulha introduzida por um pequeno furo no crânio. Isso pode ser feito se:

• O GBM estiver numa área de muito risco para cirurgia;
  • O GBM é muito grande, com pouco benefício com a cirurgia;
  • A pessoa estiver muito doente para ser submetida a uma cirurgia.

Qual é o tratamento para o GBM?

O tratamento para o GBM geralmente inclui mais de uma etapa:

• Cirurgia - durante a cirurgia, o médico retira o máximo possível do GBM. Isto ajuda a melhorar os sintomas e aumenta a sobrevida. No entanto, a cirurgia pode afetar áreas de cérebro saudável. O objetivo durante a cirurgia é retirar o máximo possível de GBM sem piorar os sintomas do paciente. Para isso, pode ser necessário fazer a cirurgia com o paciente acordado ou levemente sedado para estimular e identificar a área saudável e diferenciar da área de GBM;
  • Radioterapia - A radiação mata as células cancerígenas. A radioterapia se inicia após a recuperação da cirurgia;
  • Quimioterapia - A quimioterapia é iniciada concomitantemente à radioterapia e mantida por 06 meses após o término dessa;

O GBM pode causar convulsões e inchaço cerebral. Os médicos podem receitar medicamentos ou indicar cirurgia para controle desses sintomas.

O que acontece após o tratamento?

Após o tratamento, você vai passar por consultas regulares com objetivo de identificar precocemente o retorno do GBM. Entre os exames de rotina para identificação precoce está a RM do crânio.

Você deve ficar atento ao retorno dos sintomas ou aparecimento de novos. Caso isso ocorra, você deve avisar rapidamente o seu médico pois pode significar o retorno do GBM.

Se o GBM voltar?

Na maioria das pessoas, o GBM apresenta recidiva após o tratamento.

Pode ser necessário nova cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou outros tratamentos. Pode ser necessário utilizar medicações para tratar o inchaço no cérebro ou as convulsões. Seu médico conversará com você sobre o melhor tratamento.