Malformação Artério-Venosa - Dr. Egmond Alves

Malformação Artério-Venosa

O que são malformações arteriovenosas?

Imagem Malformação Artério-Venosa

Malformações arteriovenosas, chamadas "MAVs", são aglomerados de vasos sanguíneos anormais. As pessoas podem ter MAVs em diferentes lugares do seu corpo. Este artigo discute MAVs no cérebro (figura 1).

Imagem Malformação Artério-Venosa A figura mostra uma MAV no exame de angiografia (esquerda) e no exame de Ressonância Magnética (direita).


MAVs no cérebro são raras e geralmente se formam antes de uma pessoa nascer. Muitas vezes não causam sintomas, mas em algumas pessoas causam sintomas ou problemas graves. Isso pode acontecer se uma MAV empurrar o cérebro ou impedir que parte do cérebro receba oxigênio suficiente. Um MAV também pode, às vezes, se abrir e sangrar no cérebro. Isso acontece porque os vasos sanguíneos de uma MAV não são tão fortes quanto os vasos sanguíneos normais. Um sangramento grave no cérebro pode causar danos cerebrais e morte.

Quais são os sintomas de uma MAV?

Muitas MAVs não causam nenhum sintoma. As pessoas descobrem que têm uma MAV quando o médico faz um exame por outro motivo.

Quando as MAVs causam sintomas, eles podem causar:

  • Convulsões - As convulsões são ondas de atividade elétrica anormal no cérebro. Eles podem fazer você desmaiar ou se mover ou se comportar de maneira estranha.
  • Sintomas de um acidente vascular cerebral - Um acidente vascular cerebral é quando uma parte do cérebro é danificada devido a um problema com o fluxo sanguíneo. Um acidente vascular cerebral pode causar:
    • O rosto de uma pessoa parece irregular ou inclinado para um lado
    • Fraqueza ou dormência em 1 ou ambos os braços - Por exemplo, 1 braço pode cair se uma pessoa tentar segurar ambos os braços para fora.
    • Dificuldade de fala
    • Dor de cabeça súbita e intensa
  • Dores de cabeça - Às vezes, uma MAV é encontrada quando uma pessoa com dores de cabeça recebe um exame de imagem para tentar encontrar a causa. (Testes de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, tiram fotos do cérebro.) Nem sempre fica claro se a MAV é a causa das dores de cabeça, já que as dores de cabeça acontecem em muitas pessoas que não têm uma MAV.

Devo procurar o médico?

Sim. Se você tiver uma convulsão ou uma forte dor de cabeça, chame seu médico imediatamente.

Se você tiver sintomas de um derrame, chame uma ambulância (em muitos Municípios o serviço de atendimento de urgência atende por 192).

Existe um exame para a MAV?

Sim. O médico pode fazer exames diferentes para verificar uma MAV. Os testes podem incluir (figura acima):

  • Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro - Estes são exames de imagem que criam imagens do interior do cérebro.
  • Angiografia cerebral - Este teste mostra como o sangue flui através dos vasos sanguíneos no cérebro. Para este teste, o médico colocará um tubo fino em um grande vaso sanguíneo em seu corpo, geralmente em sua perna. Então o médico moverá o tubo para o pescoço. Quando o tubo está no lugar, ele injeta um corante no tubo e tira raios-X. O corante aparecerá nos raios X.

Como é tratada uma MAV?

O tratamento depende de diferentes fatores, incluindo:

  • Se a sua MAV está sangrando ou não
  • Qual é o tamanho da sua MAV e onde ele está no seu cérebro
  • Seus sintomas

MAVs que causam sangramento geralmente precisam de tratamento. Os diferentes tratamentos para uma MAV incluem:

  • Cirurgia para remover a MAV
  • Radiocirurgia - isso não é cirurgia. Envolve a obtenção de radiação (altas doses de raios X) na área da MAV. Com o tempo, a radiação torna a MAV menos propensa a sangrar. Este tratamento geralmente leva alguns anos para funcionar.
  • Embolização - Este é um procedimento feito durante a angiografia cerebral. O médico coloca um material no vaso sanguíneo que traz sangue para o MAV. O material bloqueia o vaso sanguíneo. Às vezes, esse procedimento funciona por conta própria. Outras vezes, os médicos fazem cirurgia ou radiocirurgia depois.

Se a sua MAV causar convulsões, o seu médico irá tratar a convulsão com medicamentos anti-convulsivos. Estes medicamentos podem ajudar a evitar que você tenha mais convulsões.

Se a sua MAV não sangrar ou a causar sintomas, o seu médico irá falar contigo se precisa realmente de tratamento. Nem todas as MAVs precisam ser tratadas, especialmente se não estiverem sangrando ou causando sintomas.

Existem benefícios e desvantagens no tratamento de MAVs que não estão sangrando ou causando sintomas. O principal benefício é que o tratamento pode prevenir um futuro sangramento no cérebro. A principal desvantagem é que os tratamentos podem causar problemas próprios. Por exemplo, a cirurgia pode causar convulsões, derrame cerebral ou inchaço ou sangramento no cérebro.

E se eu quiser engravidar?

Se você tiver uma MAV e quiser engravidar, converse com seu médico. Ele pode recomendar o tratamento da sua MAV antes de tentar engravidar.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Clique abaixo e escolha a data da sua preferência para a consulta