Radiculopatia - Dr. Egmond Alves

Radiculopatia

O que é radiculopatia?

Radiculopatia é o termo médico para a dor, dormência ou formigamento que ocorre quando os nervos que vêm da medula espinhal são comprimidos ou danificados. A radiculopatia pode afetar diferentes partes do corpo, dependendo de qual nervo ou grupo de nervos é afetado. As pessoas às vezes se referem à radiculopatia como tendo um "nervo comprimido".

Imagem Radiculopatia

Aqui estão dois exemplos comuns de radiculopatia:

• Radiculopatia cervical - Pessoas com esse tipo de radiculopatia apresentam dor, dormência ou formigamento em um ou nos dois braços. A condição ocorre quando um ou mais dos nervos que vão da coluna ao braço são comprimidos ou danificados.
  • Radiculopatia lombossacral - Pessoas com esse tipo de radiculopatia apresentam dor, dormência ou formigamento nas nádegas ou na perna. A condição ocorre quando um ou mais dos nervos que vão da coluna até o pé e a perna ficarem comprimidos ou danificados. (As pessoas às vezes se referem aos sintomas desse tipo de radiculopatia como "ciática").

O que causa radiculopatia?

A radiculopatia geralmente é causada por um problema nas costas. A radiculopatia pode acontecer quando as alterações nas costas causam compressão em um nervo. Isso pode acontecer se:

• As vértebras formam saliências chamadas osteófitos, que pressionam os nervos próximos. (Pessoas com uma condição chamada "estenose espinhal" geralmente têm esse problema.)
  • Os discos entre as vértebras se abrem e se projetam, fazendo com que pressionem ou irritem os nervos próximos. (Um disco que se abre e protuberâncias é chamado de "hérnia de disco".)
  • Outras condições médicas, como diabetes, infecção, inflamação ou um tumor, lesionam os nervos próximos à medula espinhal.

Eu deveria procurar um médico?

Se você tiver nova dor, dormência ou formigamento que pareça se espalhar para os braços ou pernas da coluna, consulte um médico.

Vou precisar de exames?

Talvez. Os médicos podem dizer muito sobre a radiculopatia de uma pessoa com base em quais partes do corpo são afetadas e como. Por causa disso, você pode não precisar de nenhum exame, especialmente se tiver sintomas apenas por um curto período de tempo. Ainda assim, se o seu médico está preocupado com danos nos nervos, ele ou ela pode pedir um ou mais destes exames:

• Exames de imagem - como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, criam imagens do interior do corpo. Esses exames de imagem podem mostrar problemas com as costas, como os descritos acima.
  • Eletroneuromiografia (também chamada de "ENMG") - Durante esse teste, um técnico verifica até que ponto os pulsos elétricos passam pelos nervos até a parte do corpo que apresenta sintomas. O teste ajuda a mostrar se os nervos que controlam essa parte do corpo estão funcionando corretamente.

Como a radiculopatia é tratada?

Muitas pessoas com radiculopatia não precisam de tratamento formal. Em alguns casos, a radiculopatia desaparece sozinha. Em outros casos, as pessoas encontram maneiras de lidar com seus sintomas./p>

Quando as pessoas recebem tratamento, os tratamentos podem incluir:

• Medicamentos para a dor
  • Medicamentos para relaxar os músculos (chamados relaxantes musculares)
  • Evitar atividades que pioram a dor
  • Injeções de medicamentos em pontos específicos das costas
  • Fisioterapia para aprender exercícios especiais e alongamentos
  • Cirurgia para reparar o problema que causa sintomas (figura abaixo)
Imagem Raio-X Radiculopatia A figura mostra exame de Rx durante a cirurgia de uma pessoa com radiculopatia onde foi necessário retirar os discos intervertebrais de c3c4, c5c6 e c6c7.