Astrocitoma - Dr. Egmond Alves

Astrocitoma

O que é o astrocitoma?

O astrocitoma é um tipo de tumor cerebral. Tumores cerebrais ocorrem quando células normais do cérebro se transformam em células anormais e crescem sem controle. Tumores cerebrais podem ser classificados pelo tipo de célula envolvida. Astrocitomas são chamados assim pois envolvem as células chamadas astrócitos.

Existem diferentes tipos de astrocitomas. Alguns astrocitomas têm crescimento lento e outros apresentam crescimento muito rápido.

Imagem Astrocitoma

Com o crescimento do astrocitoma, ele pode comprimir o cérebro saudável ou causar um inchaço em torno do tumor. Em ambos os casos, pode causar sintomas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas incluem:

• Cefaleia que pode piorar à noite e acordar o paciente - Às vezes, a cefaleia de uma astrocitoma pode piorar com a posição da cabeça. Algumas pessoas tem uma dor constante;
  • Convulsão - A pessoa pode perder a consciência, apresentar movimentos em braços e pernas;
  • Problemas de memória ou cognitivos;
  • Fraqueza em braços ou pernas;
  • Alteração visual, como visão dupla ou perda da visão;
  • Problemas na fala, como dificuldade de achar a palavra certa para determinada situação;
  • Alteração de personalidade.

Outras condições também podem causar estes sintomas. Mas você deve falar com seu médico se esses sintomas aparecerem.

Quais exames eu preciso?

Será necessário fazer um exame físico e outros exames de imagem. Entre os exames de imagem, a ressonância magnética e a tomografia de crânio podem ser necessárias. Nestes exames de imagem, será possível definir o astrocitoma, sua localização, tamanho e outras alterações relacionadas.

Após os exames, será realizada uma biópsia do astrocitoma para definir o grau do tumor. Essa biópsia é realizada com uma amostra do tumor e analisado em lâmina através de microscópio.

Quais os tratamentos para o astrocitoma?

Os tratamentos incluem:

• Cirurgia - durante a cirurgia, o objetivo é retirar o máximo possível do astrocitoma. Em alguns casos de astrocitoma pilocítico com ressecção total é possível atingir a cura do astrocitoma. Muitos outros tipos de astrocitoma não podem ser curados mesmo com ressecção radical, mas a cirurgia pode reduzir os sintomas e melhorar a sobrevida. Entretanto, a cirurgia também pode piorar alguns sintomas, isso porque a cirurgia pode afetar algumas áreas de cérebro normal que estão adjacentes ao astrocitoma;
  • Radioterapia - A radiação mata as células cancerígenas. A radioterapia é um tratamento complementar após a cirurgia;
  • Quimioterapia - Quimioterápico é o termo médico utilizado para o medicamento utilizado para controle do tumor. Geralmente é utilizada após ou concomitante com a radioterapia.
  • Expectante - Se o astrocitoma é pequeno, em área importante do cérebro e causando pouco sintomas, a conduta de acompanhar com exames de imagem seriados pode ser adota.

O que acontece após o tratamento?

Após o tratamento, você vai passar por acompanhamento regular para verificar se o astrocitoma está controlado. Nesses acompanhamentos, exames de imagem são necessários.

Você deve observar os sintomas acima e outros sintomas novos e conversar com seu médico o mais rápido possível caso apareça algum deles. O aparecimento de sintomas pode significar a recidiva do astrocitoma.

Se o astrocitoma voltar?

Se os astrocitoma voltar, pode ser necessário nova cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Sua equipe de médicos (neurocirurgião e oncologistas) em conjunto com você decidiram o melhor tratamento.