Hematoma Subdural - Dr. Egmond Alves

Hematoma Subdural

O que é um hematoma subdural?

Um hematoma subdural é uma coleção de sangue entre o cérebro e uma membrana que cobre o cérebro, chamada dura-máter. Embora o sangramento não esteja realmente no cérebro, se houver um grande coágulo de sangue, ele pode exercer pressão sobre o cérebro. Isso pode levar a sintomas.

Imagem Hematoma Subdural

As causas mais comuns do hematoma subdural são:

• Um acidente de carro
  • Uma queda
  • Uma agressão físico

Existem dois tipos principais de hematomas subdurais:

• Agudo - Esse tipo acontece nas primeiras horas após uma lesão na cabeça. Se o sangramento continuar, o hematoma subdural pode continuar crescendo, dias após a lesão.
  • Crônico - Esse tipo ocorre com mais frequência em pessoas idosas cujos cérebros encolheram levemente devido à idade. Nessas pessoas, uma lesão leve na cabeça pode causar uma lesão em uma veia pequena. Isso pode levar a sangramento na superfície do cérebro. A lesão pode ser tão leve que a pessoa nem percebe. O hematoma cresce lentamente durante vários dias ou semanas.

Quais são os sintomas do hematoma subdural?

Algumas pessoas desmaiam após sofrer um grave traumatismo craniano e um hematoma subdural agudo e grande. Outras vezes, os sintomas aparecem mais tarde e podem incluir:

• Dor de cabeça
  • Vômitos
  • Fraqueza
  • Ddrmência
  • Dificuldade para andar
  • Fala arrastada ou dificuldade de falar
  • Alteração de comportamento
  • Tontura
  • Confusão ou dificuldade para pensar
  • Sonolência
  • Convulsões

Vou precisar fazer exames?

Sim. Os exames incluem exames de imagem que tiram fotos do seu cérebro, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Estes irão mostrar o hematoma subdural e onde e quão grande é.

Como o hematoma subdural é tratado?

O tratamento depende do tamanho do hematoma e dos seus sintomas. Você pode precisar de cirurgia para drenar o hematoma e aliviar a pressão no cérebro. Se o hematoma for pequeno, seu médico pode recomendar que ele espere para ver se melhora sozinho. Nesse caso, ele pode fazer uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada de acompanhamento para confirmar que o hematoma está desaparecendo.

Se você estiver tomando medicamentos conhecidos como "anticoagulantes", como aspirina ou varfarina, seu médico poderá dizer-lhe para parar de tomar esses medicamentos. Certifique-se de conversar com o médico que primeiro prescreveu esses medicamentos sobre quando e se você deve tomá-los novamente.