Cirurgia Craniana - Dr. Egmond Alves

Cirurgia Craniana

Como é a cirurgia craniana?

A cirurgia craniana encontra-se atualmente em processo de mudança para procedimentos cada vez menos invasivos.

Várias cirurgias podem ser realizadas através de incisões menores trazendo menor agressão ao paciente. Isso faz com que o paciente se recupere mais rapidamente das cirurgias.

Esse tipo de cirurgia pode ser chamada de Neurocirurgia Minimamente Invasiva.

Imagem Cirurgia Craniana

Para quais tipos de problemas podemos fazer a Cirurgia Minimamente Invasiva?

Podemos realizar cirurgias minimamente invasivas para tratamento de tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, dor, hematomas, hidrocefalia entre outros. As possibilidades são grandes e variadas. O ideal é avaliar caso a caso a correta indicação.

Devo fazer exames diferentes para programação de uma cirurgia menos invasiva?

Em alguns casos, há necessidade de exames específicos para a programação da cirurgia minimamente invasiva. Pode ser necessário repetir o exame de ressonância magnética (RM) com protocolos específicos (como o protocolo de neuronavegação).

Esses protocolos são utilizados durante o procedimento cirúrgico para auxiliar o cirurgião a conduzir a cirurgia com maior precisão e ir diretamente ao ponto que necessita de tratamento no cérebro.

Como é a recuperação após a cirurgia?

Após uma cirurgia craniana, via de regra, o paciente deve ser acompanhado em unidade de terapia intensiva (UTI). No entanto, isso vai depender do tipo de cirurgia realizada. Geralmente 48 horas de observação em UTI são necessárias.

Com os procedimentos minimamente invasivos, a recuperação do paciente é em geral mais rápida, com menos horas de observação em UTI e no hospital.

O que devo saber após a cirurgia?

Após uma cirurgia, o paciente deve obedecer às recomendações do seu médico de repouso, cuidados com a ferida operatória e tratamento complementar.

A cirurgia minimamente invasiva ajuda muito na recuperação após a cirurgia, mas não elimina as recomendações médicas.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Clique abaixo e escolha a data da sua preferência para a consulta